Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Papel para impressão temporária apaga-se sozinho

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/12/2006

Papel para impressão temporária apaga-se sozinho

A empresa Xerox desenvolveu uma nova tecnologia que poderá resolver o problema daquelas impressões feitas para serem utilizadas uma única vez e logo descartadas. A solução está em um novo tipo de papel que se apaga automaticamente, podendo ser reutilizado inúmeras vezes.

O texto ou imagem impressos no novo papel duram apenas um dia. Ainda em estágio experimental, o novo papel cria uma nova categoria de mídia que torna mais sutil a fronteira entre os papéis e as telas eletrônicas. Segundo cálculos da empresa, cerca de 40% de todas as impressões em papel são úteis apenas durante um dia ou menos, sendo descartadas nesse intervalo.

A tecnologia é baseada em compostos químicos que mudam de cor quando absorvem um determinado comprimento de onda de luz. Mas a mudança de cor é revertida ao longo do tempo. Na atual versão, o papel apaga por si só em um período entre 16 e 24 horas. Mas se o usuário estiver com pressa, basta submeter o papel a uma fonte de calor, que ele se apaga instantaneamente.

A empresa afirmou que a tecnologia ainda está em seus primeiros passos, e ainda não há previsão para sua chegada ao mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Armazenamento de Dados

Mais tópicos