Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Além da criptografia, técnica esconde a própria mensagem

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/12/2006

Além da criptografia

Comunicação secreta

Engenheiros de software da Universidade de Princeton, Estados Unidos, inventaram um método de comunicação secreta que não apenas mascara a informação contida em uma mensagem, mas esconde a existência da própria mensagem.

As tecnologias atuais de criptografia se baseiam em programas de computador que embaralham a informação; mas olhos atentos podem detectar a existência da mensagem que contém a informação e tentar quebrar a chave utilizada para cifrá-las.

Mensagem na estática

O que Evgenii Narimanov e Bernard Wu fizeram foi elevar a segurança a um novo nível, escondendo a mensagem na "estática" existente nos cabos de fibras ópticas.

Estática refere-se a um ruído muito comum em telecomunicações por rádiofreqüência. Em comunicações ópticas, a estática acontece na forma de diminutos pulsos aleatórios de luz.

"Poder-se-á usar essa camuflagem não em vez de, mas juntamente com a criptografia," diz Narimanov. Isso dará o maior nível de segurança possível.

Camuflagem de informações

O novo sistema de camuflagem de informações, baseada na técnica CDMA, pode ser diretamente aplicada nas redes de fibras ópticas existentes.

A mensagem a ser enviada é transformada em uma longa série de pequenos sinais que são imperceptíveis contra o sempre presente "ruído" de fundo.

Os pesquisadores estão fazendo testes de campo, mas não anunciaram quando a nova técnica poderá ser usada na prática.

Bibliografia:

Artigo: A method for secure communications over a public fiber-optical network
Autores: Evgenii E. Narimanov, Bernard B. Wu
Revista: Optics Express
Vol.: Vol. 14, Issue 9, pp. 3738-3751
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Criptografia
  • Transmissão de Dados
  • Computadores
  • Software e Programação

Mais tópicos