Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Notebook e rede WiFi geram nova forma de interação social

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/01/2007

Notebook e rede WiFi geram nova forma de interação social

A universidade norte-americana MIT acaba de apresentar um novo projeto de interação social que permite que uma pessoa saiba instantaneamente a localização física de todos os seus amigos. O projeto já está em funcionamento em todo o campus da universidade, cobrindo uma área de quase 700 mil m2 e servindo a uma população de 20.000 usuários.

Batizado de iFind, o programa pressupõe o uso de notebooks pelos participantes, já que o sistema de localização utiliza pontos WiFi de acesso à rede. O campus do MIT tem 3.000 pontos de acesso WiFi, o que dá uma precisão muito grande ao sistema, muito superior a outros aplicativos semelhantes.

Cada usuário pode escolher se deseja ou não ser localizado. Além da privacidade, os projetistas do iFind deram uma atenção especial às questões de armazenamento de dados. Não há um servidor centralizado com os dados de todos os usuários: tudo funciona a partir de transmissões ponto-a-ponto criptografadas entre os usuários.

"O sistema é centrado nos usuários e não centrado na rede. Toda a inteligência está no interior da aplicação cliente ao invés de ficar em um servidor central, assim ninguém pode rastrear sua posição a menos que você queira que eles o façam, e você decide como trocar informações com o mundo exterior," explica o pesquisador Carlo Ratti, diretor do Laboratório SENSEable City - "cidade capaz de sentir", em uma tradução livre.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Inteligência Artificial
  • Computadores

Mais tópicos