Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Photo Tourism: programa transforma fotos digitais em mundo virtual 3D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/03/2007

Photo Tourism  programa transforma fotos digitais em mundo virtual 3D

Nos tempos das velhas máquinas fotográficas de filme, o custo da revelação se incumbia de dar um toque de parcimônia no ímpeto de tirar fotos a torto e a direito. No mundo das câmeras digitais, entretanto, esse ímpeto rompeu todas as amarras da repressão e os gigabytes em arquivos de fotos multiplicam-se rapidamente.

As fotografias impressas vinham sempre acompanhadas dos pequenos álbuns de papel e era um momento especial o ritual de ver as fotos, relembrar os acontecimentos e... organizar as fotos no álbum.

Com as fotos digitais, poder-se-ia imaginar que criar pastas no disco rígido fosse mais fácil. Mas o resultado quase sempre é uma montanha de arquivos numa mesma pasta, e com nomes sem nenhum significado. Diz-se que uma imagem vale mais do que mil palavras; mas milhares de imagens perdidas num disco rígido acabam tendo pouco ou nenhum significado.

Mundo virtual 3D

Agora, pesquisadores da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, com o apoio da empresa Microsoft, estão criando uma nova ferramenta que poderá não apenas facilitar a localização daquela foto que você está procurando, mas também recriar de forma tridimensional o ambiente no qual as fotos foram tiradas.

O Photo Tourism, ainda em estágio experimental, mapeia uma única cena tridimensional a partir de centenas de fotos. A tecnologia tem o potencial não apenas para organizar coleções de fotos digitais, mas também para recriar os locais fotografados na forma de um mundo virtual 3D. Os pesquisadores vão mais longe e afirmam que, no futuro, será possível fazer um mapa virtual de todas as fotos na internet.

Os pesquisadores utilizaram os mais recentes avanços na pesquisa em visão computacional para criar um programa de computador que analisa cada imagem e calcula a posição da qual ela foi tirada, recriando todo o ambiente de forma realista.

O álbum resultante fica parecido com um vídeogame, no qual se pode navegar em busca da foto desejada. Num ambiente de busca de fotos na internet, como os cientistas acreditam ser possível no futuro, uma pessoa será capaz de procurar por uma foto, digamos do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e escolher o ângulo exato de seu interesse e pegar aquela foto específica.

Mais informações sobre o andamento do desenvolvimento do Photo Tourism podem ser obtidas no site do projeto. Veja link abaixo, no quadro Para navegar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Visão Artificial

Mais tópicos