Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Empresa emergente lança ferramenta de comparação inédita e gratuita

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/04/2007


Qual o programa de TV mais popular? Que cidade mineira é mais ligada ao carnaval? Qual é o estado com economia mais ligada ao gado de corte? Perguntas simples ou complexas que agora o Compara Tudo, ferramenta online disponível gratuitamente, ajuda a responder. Além de servir de entretenimento e fonte de informação ao estudante ou àquele internauta curioso, o Compara Tudo auxilia pesquisadores, empresas e profissionais de diversas áreas a encontrar as informações e indícios que procura.

Ferramenta de comparação

A ferramenta, inédita na Internet, foi desenvolvida pela Finaltec, pequena empresa de tecnologia da informação incubada na INOVA-UFMG (incubadora de empresas da Universidade Federal de Minas Gerais). O site www.comparatudo.com.br permite fazer a pesquisa conectando-se à web de qualquer computador, de forma rápida e fácil.

O Compara Tudo é simples como um site de busca e foi criado com o objetivo de facilitar a consulta e a pesquisa sobre temas relativos, pouco pesquisados ou de grande atualidade. É, basicamente, uma pesquisa de fama, em que o resultado da comparação se baseia na freqüência com que o item pesquisado aparece na Internet. Pode-se comparar a fama absoluta de um tema ou assunto (qual novela é mais popular?) ou a fama relativa (qual é cidade mineira mais ligada ao carnaval?).

Funcionamento

Se uma banda de rock aparece mais vezes nas páginas da web do que outras, aí está um dado concreto que permite aferir que está fazendo mais sucesso, pois há mais notícias, manifestações e comentários na web sobre ela. Se uma cidade mineira aparece mais vezes ao lado da palavra "carnaval", é possível que possua um dos carnavais mais animados e famosos do estado.

Ou seja, o Compara Tudo fornece tanto dados concretos sobre a popularidade de um tema quanto indícios ao pesquisador sobre qual o caminho a seguir. Por isso, é uma ferramenta de apoio importante às pesquisas realizadas por estudantes, professores, pesquisadores acadêmicos, empresas, jornalistas, publicitários, entre outros profissionais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Software Livre
  • Software e Programação

Mais tópicos