Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Governo faz transferência de tecnologias do Projeto Giga

ABIPTI - 16/04/2007

Governo faz transferência de tecnologias do Projeto Giga

Os ministros das Comunicações, Hélio Costa, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, juntamente com o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Hélio Graciosa, da Finep, Odilon Marcuzzo, e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT), Nelson Simões, oficializaram o processo de transferência de tecnologias desenvolvidas no âmbito do Projeto de convergência tecnológica de redes IP e redes ópticas de alta velocidade (Projeto Giga) para seis empresas brasileiras.

As empresas Padtec, Asga, Digitel, Optolink, Plêiades e Lithustech formam o grupo que receberão as novas tecnologias para a produção de equipamentos com as tecnologias desenvolvidas pelo CPqD. Agora, as companhias passarão a gerar equipamentos como amplificadores ópticos com AGC híbrido, sistemas DWDM de 16 canais de até 10Gb/s, sistemas Cross-Connect Óptico - Fase 1/Hardware, além de equipamentos complementares como equalizadores dinâmico de potência óptica e analisadores diagrama de olho.

Segundo informações da assessoria de imprensa do MCT, todas as empresas em questão foram avaliadas quanto à capacitação técnica, em relação ao desempenho financeiro e ao modelo de gestão. Também foram consideradas aquelas que já produziam sistemas ópticos e outras que estão apostando neste mercado. A expectativa é que, com essas novas tecnologias, as empresas possam proporcionar a evolução das redes ópticas no Brasil.

Projeto Giga

O objetivo do Projeto Giga é abranger a pesquisa e o desenvolvimento de uma rede de alta capacidade de tráfego, flexibilidade e qualidade de transmissão em tempo real, utilizando-se das redes IP (Protocolo de Internet) e WDM (multiplexação ótica por comprimento de onda). Entre os serviços de telecomunicações que podem se beneficiar com a tecnologia estão o de telemedicina, teleeducação, entretenimento e estudos de prospecção de petróleo.

O Giga é desenvolvido em parceria entre o CPqD e a RNP, com financiamento do Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funtell) e com o apoio da Finep. O investimento total no projeto é de R$ 55 milhões e devem ser concretizados ainda este ano.

De acordo com informações do Ministério das Comunicações, a rede experimental Giga conecta, atualmente, cerca de 20 instituições educacionais e de pesquisa brasileiras, num raio de 750 km.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Fotônica
  • Armazenamento de Dados
  • Nuvem

Mais tópicos