Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Sistema de visualização 3D agora oferece sensação de tato

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/07/2007

Sistema de visualização 3D agora oferece sensação de tato

A empresa japonesa NTT Comware apresentou uma nova ferramenta de visualização tridimensional, agora acompanhada pela sensação de tato que o usuário pode ter das imagens que estão sendo mostradas na tela.

Sentindo as imagens

A tecnologia, batizada de "Tangible-3D", dispensa o uso de óculos especiais para a visualização 3D. A tela 3D, um conjunto de câmeras e atuadores, além de uma luva especial, compõem a parte do hardware.

Um software dedicado verifica o que está sendo mostrado na tela e, em tempo real, envia comandos para a luva, dando ao usuário a sensação de toque nos objetos visualizados. Quando uma mão é mostrada, por exemplo, é possível ao usuário ter a exata sensação de um aperto de mãos.

Tocando no dinossauro

O sistema ainda não permite a operação inversa, ou seja, que o usuário manipule o objeto em tempo real. Antes disso, os engenheiros querem que o sistema possibilite a visualização e a sensação de toque a partir de vários pontos da imagem.

Com isso, em um museu virtual, por exemplo, a tecnologia permitirá que vários usuários toquem ao mesmo tempo várias partes do esqueleto de um dinossauro. Ou que os alunos de uma escola de cerâmica sintam o que acontece com um vaso que está sendo construído, à medida em que o professor explica os passos necessários à sua fabricação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Telas e Monitores

Mais tópicos