Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Imagens 3-D de tomografia são controladas à distância pelo médico

Instituto Fraunhofer - 12/11/2007

Imagens 3-D de tomografia são controladas à distância pelo médico

Como se fosse por mágica, a imagem resultante de uma tomografia computadorizada gira à frente dos olhos do médico - bastando para isso que ele aponte um dedo. Essa forma de controle sem contato é ideal para uma sala de cirurgias, permitindo que se obtenha informações úteis sem comprometer a esterilização do ambiente de trabalho.

Controle sem contato

O médico se inclina em sua cadeira e estuda a imagem tridimensional flutuando ante seus olhos. Após uma pequena reflexão, ele levanta o dedo e aponta para um botão virtual, igualmente flutuando no ar. A este comando a imagem gira da esquerda para a direita ou para baixo e para cima - seguindo com precisão o movimento do seu dedo.

Desta forma, ele pode facilmente detectar quaisquer irregularidades na estrutura do tecido. Com outro gesto, ele pode clicar e passar para a próxima imagem. Mais tarde, já na sala de cirurgias, o cirugião pode continuar acompanhar as imagens da tomografia.

Utilizando gestos para girar as imagens, ele pode olhar para as imagens dos órgãos do paciente pela mesma perspectiva que ele tem ao olhar diretamente para a mesa de operações. Não não riscos de contaminação das luvas porque não há mouse e nem teclado envolvidos.

Imagens estereoscópicas

Mas como o sistema sabe para onde o dedo está apontando? "Há duas câmeras instaladas acima do monitor que projeta a imagem tridimensional," explica Wolfgang Schlaak, coordenador dos pesquisadores do Instituto Fraunhofer, onde a tecnologia está sendo desenvolvida. "Como cada uma das câmeras vê o dedo de um ângulo diferente, um programa de processamento de imagens pode então identificar sua posição exata no espaço."

As câmeras gravam 100 quadros por minuto. Uma terceira câmera, integrada no gabinete do monitor, rastreia o rosto e os olhos do médico nessa mesma freqüência. O programa associado imediatamente identifica a inclinação de sua cabeça e a direção na qual seus olhos estão focados, gerando o par de imagens estereoscópicas adequado, uma para o olho direito e outra para o olho esquerdo.

Tela 3-D de baixo custo

Se o médico move sua cabeça alguns centímetros para o lado, o sistema instantaneamente adapta a imagem. "Desta forma, o usuário sempre vê uma imagem tridimensional de alta qualidade no monitor, mesmo enquanto se movimenta. Isto é essencial para uma sala de cirurgias e permite que o médico aja naturalmente quando fazendo suas tarefas de rotina," explica Schlaak.

A característica única desse sistema é que ele combina uma tela 3-D com uma interface com o usuário sem contato. A tela tridimensional custa significativamente menos do que as telas 3-D convencionais de qualidade equivalente. Schlaak está convencido de que "isto torna nossa tela 3-D controlada por gestos uma opção acessível mesmo para procedimentos médicos simples."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Saúde e Reabilitação
  • Telas e Monitores

Mais tópicos