Materiais Avançados

Tecido à prova de radiação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/11/2002

Tecido à prova de radiação

Tecido antirradiação

Uma empresa norte-americana desenvolveu o primeiro tecido no mundo à prova de radiação, o qual é muito mais eficiente do que uma roupa de chumbo.

As aplicações potenciais do tecido, chamado Demron, vão de aventais de proteção até tendas à prova de radiação e revestimentos internos de aviões.

Em vez de utilizar metais pesados como o chumbo para bloquear a radiação e raios X, o novo tecido é não-tóxico, não utiliza chumbo e é produzido entre duas camadas de qualquer tecido comum.

Roupas de proteção tradicionais somente oferecem proteção contra radiação alfa; o novo produto protege também contra raios beta e gama. Todos os três tipos de radiação são emitidos a partir de substâncias radioativas.

Roupas de proteção

As vestes de proteção tradicionais bloqueiam a radiação porque os metais pesados contém átomos grandes tendo, desta forma, grande número de elétrons. Quando certos tipos de radiação atingem estes elétrons, eles são freados e absorvidos pelo metal.

Entretanto, raios gama e raios X são formas altamente penetrantes de radiação, somente podendo ser parados se os elétrons do material de proteção forem capazes de absorver seu grande volume de energia.

O novo tecido Demron é feito de polietileno e polímeros à base de PVC presos entre duas camadas de um tecido comum. As moléculas no polímero foram projetadas de forma que qualquer radiação irá se deparar com uma grande nuvem de elétrons, que funcionarão como um grande átomo. Esta nuvem irá brecar e absorver a radiação.

O tecido foi originalmente desenvolvido para proteger médicos da radiação dos aparelhos de raios X, mas seus inventores acreditam que ele poderá ser útil também na indústria nuclear.