Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novos compósitos revolucionam indústria automotiva

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/12/2002

Novos compósitos revolucionam indústria automotiva

Cientistas australianos demonstraram um novo processo de fabricação de compósitos que poderá revolucionar a indústria automobilística mundial. Desenvolvido pelo centro de pesquisas CSIRO, em conjunto com a empresa Quickstep Technologies, o novo processo, chamado Quickstep, foi utilizado para fabricar o capô do veículo esportivo experimental HRT 427.

Pesando cerca de três vezes menos do que uma peça equivalente de aço, o capô contribui significativamente para a redução total do peso do veículo, de cerca de 100 kg a menos do que o modelo anterior.

O processo Quickstep produz compósitos avançados mais rapidamente e com custo menor do que os processos tradicionais de autoclave. Estes processos consistem na aplicação de calor e pressão para uma mistura de fibras e resinas dentro de um molde de alto custo.

O novo processo, ao contrário, envolve o uso de um molde rígido leve suspenso em líquidos condutores de calor. Esses líquidos circulam em um ambiente de baixa pressão ao redor de uma membrana flexível que mantém o calor e a pressão do molde constantes, compactando o laminado e curando a peça. Pesquisadores do CSIRO aperfeiçoaram o novo processo durante dois anos antes que ele pudesse ser implantado em um processo real de produção.

"Nós acreditamos que o processo possa fabricar compósitos de qualidade aeroespacial a partir de muitos materiais padrões dessa indústria a uma fração do custo e tempo (30 minutos versus oito horas por peça), sem usar um autoclave.", disse o líder dos pesquisadores, Dr. Jonathan Hodgkin.

O alto custo da produção de compósitos leves e ultra-fortes tem sido o principal impeditivo de sua utilização em larga escala na indústria automobilística. "O uso de compósitos de alta tecnologia em automóveis poderá oferecer maior segurança nos veículos, maior eficiência peso-potência e menor emissão de poluentes." disse Kick Noble, diretor da Quickstep Technologies.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Polímeros
  • Processos Industriais
  • Veículos

Mais tópicos