Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo ferrite para transformadores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/04/2003

Novo ferrite para transformadores

Ferrites

A empresa japonesa Fujitsu apresentou um novo ferrite para transformadores à base de manganês e zinco (Mn-Zn), que possui a maior densidade de saturação do fluxo magnético já verificada em materiais desse tipo.

A principal aplicação do material é como núcleo de transformadores para carros e inversores para telas de cristal líquido.

Para os núcleos de transformadores com aplicação em automóveis, exige-se uma capacidade de operação sob severas condições de temperatura, devido ao calor gerado pelo motor.

É por isto que se requer uma alta densidade de saturação do fluxo magnético em altas temperaturas.

Sinterização

O novo material foi produzido otimizando-se o método de sinterização e alterando-se a temperatura Curie (temperatura na qual se perde o magnetismo) para uma temperatura mais alta, pela alteração da composição do ferrite.

Quando este ferrite é utilizado em bobinas, o volume do produto final pode ser diminuído entre 15 e 20%, em comparação com os produtos tradicionais.

A empresa está agora testando a produção do novo ferrite para transformadores em escala industrial, para que ele possa chegar ao mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Magnetismo
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Metais e Ligas
  • Microeletrônica

Mais tópicos