Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Plástico luminescente brilha no escuro por 8 horas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/06/2003

Plástico luminescente brilha no escuro por 8 horas

Uma pesquisa feita nos laboratórios das Universidades Warwick e Wolverhampton (Inglaterra), acaba de chegar ao mercado: trata-se de um novo plástico luminescente, que pode ser utilizado para a fabricação de inúmeros tipos de produtos: de segurança, industriais, brinquedos e mesmo utilizado em anúncios comerciais. O plástico brilha por até 8 horas, necessitando para isso de apenas 10 minutos de exposição á luz.

A empresa nascente, batizada de Dualglo, já está colocando no mercado os primeiros produtos à base do plástico "GloTorch". A vantagem principal do novo plástico é que ele brilha no escuro, tornando fácil a tarefa de se encontrar o produto construído com ele. Isto pode ser particularmente útil em momentos de falta de energia e outras emergências, além de servir como elemento de sinalização interna e externa e em painéis de anúncios.

Os pescadores noturnos e os adeptos do camping também poderão ter à sua disposição produtos mais práticos, dispensando o uso da lanterna em muitas ocasiões. Mas o novo plástico, sete vezes mais brilhante do que os atuais materiais luminescentes, poderá ser também utilizado na fabricação de interruptores domésticos, que ficarão acesos durante toda a noite, facilitando o acesso de crianças e idosos.

A grande vantagem do novo plástico é que sua luminescência é dada por um ingrediente adicionado durante o processo de produção, sendo portanto uma parte do produto e não uma camada de cobertura. O material está agora sendo adicionado a tecidos laváveis, que poderão ser utilizados para a fabricação de uma série de vestimentas, esportivas, militares e de segurança.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Iluminação
  • Polímeros
  • Tintas
  • LEDs

Mais tópicos