Nanotecnologia

Nanopartículas: nanotecnologia de uso prático

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/07/2003

Nanopartículas  nanotecnologia de uso prático

Nanopartículas, porções de material de apenas alguns átomos de tamanho, têm propriedades muito diferentes do mesmo material em grandes quantidades. Nanopartículas de germânio, por exemplo, têm propriedades luminescentes e podem ser utilizadas para a fabricação de lasers mais eficientes ou diversos outros dispositivos emissores de luz. Até agora era extremamente difícil trabalhar-se com estas partículas, pela inexistência de uma forma de lidar quimicamente com elas.

Agora o desafio foi vencido por três pesquisadores das Universidades UC Davis e Winsconsin (Estados Unidos). Robin Tanke, Susan Kauzlarich e Tim Patten conseguiram montar pequenos aglomerados ("clusters") de nanopartículas de germânio e silício que podem reagir quimicamente com outras substâncias, gerando materiais úteis, sem perder suas "nano-propriedades". A pesquisa foi publicada no periódico Chemistry of Materials.

O novo método desenvolvido pelos três pesquisadores consistiu em se recobrir o aglomerado com um revestimento de polímero. Os cientistas fizeram com que cadeias de moléculas de polímeros crescessem sobre a superfície das nanopartículas, tornando-as adequadas à inserção em plásticos que poderão ser usados como películas para construção de monitores de vídeo. Mas a possibilidade de novos usos vai muito além desse exemplo.

A força da ligação química entre a nanopartícula e a cobertura de polímero torna o nanomaterial muito mais estável, podendo ser submetido a processos industriais como se fosse um plástico, sem perder as propriedades característidas das nanopartículas.

A capacidade de se colocar diferentes tipos de grupos químicos em conjunto sobre uma superfície amplia enormemente os possíveis usos das nanopartículas semicondutoras. Pode-se, por exemplo, conectar-se uma nanopartícula magnética a outra com propriedades de luminescências para se construir um diminuto bloco que pode ser precisamente movido e posicionado sobre uma superfície.