Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Cerâmica UHT suporta ultra-alta-temperatura

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/10/2003

Cerâmica UHT suporta ultra-alta-temperatura

Pesquisadores dos Laboratórios Sandia (Estados Unidos) conseguiram produzir uma nova cerâmica refratária capaz de suportar duas vezes mais calor do que o material que protege os ônibus espaciais quando estes entram na atmosfera. Chamada de cerâmica de ultra-alta-temperatura (UHT : "Ultra High Temperature"), o material suportou temperaturas acima de 2.000º C. A pesquisa foi conduzida pelos cientistas Ron Loehman e Dale Zschiesche.

O isolamento termal dos materiais que recobrem a parte externa dos veículos que reentram na atmosfera devem ser estáveis a temperaturas que se aproximam dos 2.000º C, além de serem resistentes à evaporação, rosão e oxidação.

O novo material é um compósito formado pelas cerâmicas diboreto de zircônia (ZrB2) e diboreto de háfnium (HfB2), conjugadas com carbeto de silício (SiC). As duas cerâmicas são extremamente duras e possuem altos pontos de fusão (3.245º C para a ZrB2 e 3.380º C para a HfB2). Quando combinados, os materiais formam revestimentos protetores, resistentes à oxidação.

As cerâmicas UHT até agora desenvolvidas eram quebradiças e não apresentavam comportamento adequado quando submetidas a choques bruscos de temperatura. Isso se deve principalmente à suas microestruturas, que não produzem um material suficientemente denso.

Utilizando laboratórios e equipamentos de testes da NASA, os dois cientistas conseguiram produzir sua nova cerâmica UHT com uma densidade próxima a 100 por cento. Além disso, eles conseguiram produzir aglomerados com uma concentração de SiC que não havia sido possível até hoje.

Os cientistas agora planejam comprovar a eficiência de sua nova cerâmica em escala de laboratório. Feito isto, eles acreditam que em um ano poderão ter o material em linha de produção.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Cerâmicas
  • Diamantes
  • Metais e Ligas
  • Compósitos

Mais tópicos