Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Biosensores para Monitoramento Ambiental

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/11/2003


Corporações e Universidades japonesas, européias e norte-americanas, juntaram-se para desenvolver um novo sistema de monitoramento ambiental. Batizado de "Advanced Environmental Monitoring System" (Sistema Avançado de Monitoramento Ambiental), o projeto deverá desenvolver tecnologia para monitoramento contínuo e em tempo real de águas subterrâneas, utilizando biosensores.

Os biosensores são capazes de detectar substâncias tóxicas que possam estar em vias de contaminar o lençol freático, incluindo pesticidas e íons de metais pesados, na área ao redor de vários tipos de indústrias, incluindo farmacêuticas, químicas e de alimentos.

Biosensores para Monitoramento Ambiental

[Imagem: ]
identificação do elemento contaminante.

Os biosensores, desenvolvidos pela Toshiba, medem apenas 0,6 mm de diâmetro. Eles serão instalados em vários furos feitos ao redor da fábrica, formando uma rede integrada e conectada a um sistema central. O sistema utilizará um algoritmo especialmente desenvolvido para a tarefa, capaz de detectar a menor anomalia e a fonte da contaminação.

Os pesquisadores agora pretendem aprimorar esses biosensores, de forma a torná-los capazes de detectar substâncias tóxicas, como o tricloroetileno ou nonilfenól, em concentrações de até uma parte por bilhão ou 0,001 mg por litro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Biochips
  • Sensores

Mais tópicos