Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Aparelho detecta umidade em paredes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/12/2003

Aparelho detecta umidade em paredes

A indústria da construção civil logo poderá contar com um equipamento capaz de "fotografar" o interior de paredes e colunas em busca de umidades e vazamentos. O equipamento utiliza ondas de rádio de ultra alta freqüência para detectar a umidade de forma não destrutiva. Atualmente, quando os sinais de umidade aparecem, a única solução é quebrar a parede para se detectar a fonte e sanar o problema.

O equipamento foi construído por engenheiros da agência governamental norte-americana NIST ("National Institute of Standards and Technology"), com o auxílio de tecnologia da empresa Intelligent Automation. Sinais de rádio de ultra alta freqüência são enviados rumo à parede e seu reflexo é captado. Esse reflexo permite construir-se uma imagem, que aparece de forma diferente onde a umidade está presente, já que a estrutura onde há água presente reflete as ondas de rádio de maneira diferente.

A presença da água produz uma forte reflexão das ondas de rádio em freqüências específicas. O tempo decorrido entre a transmissão das ondas e seu retorno à antena de captação determina o local de presença da água, permitindo a construção de um mapa tridimensional da parede. Os testes em laboratório comprovaram que o equipamento é capaz de detectar umidades de apenas um centímetro quadrado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Processos Industriais
  • Sensores

Mais tópicos