Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Brasil produz primeiros 10 mil quilates de diamantes sintéticos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/05/2004


O Brasil acaba de entrar no restrito grupo de países que dominam a tecnologia da síntese de diamantes, indispensável para a produção de equipamentos e ferramentas utilizados em 60% da indústria brasileira, inclusive no setor de petróleo. Os primeiros 10 mil quilates de diamante sintético produzidos na América do Sul saíram de Campos, na Região Norte Fluminense, graças à combinação da experiência de pesquisadores russos com a criatividade de jovens cientistas brasileiros da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

Embora criado em 1994, o Setor de Materiais Superduros (SMSD) da Uenf ganhou grande impulso a partir do ano 2000, graças ao apoio financeiro da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), também órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foi justamente nos anos seguintes que a Uenf conseguiu atingir a marca dos 10 mil quilates (equivalentes a dois quilos) de diamantes. Além disso, a universidade de Campos formou profissionais para continuar aprimorando a tecnologia -- três doutores, seis mestres e 15 engenheiros de materiais -- e desenvolveu tecnologias específicas para construção de dispositivos de alta pressão, cápsulas deformáveis e outros componentes utilizados no processo de síntese.

"O diamante está em quase todos os ramos da indústria, desde a metal-mecânica até a produção de madeira. Pelo menos 60% da indústria brasileira necessita de diamante, mas ainda importa toda a matéria-prima de que precisa," afirma o pesquisador russo Guerold S. Bobrovntichii, líder do grupo de pesquisa.

Segundo dados do Departamento de Produção Mineral (DNPM), só no ano 2002 o Brasil importou seis toneladas de diamante em pó -- de países como África do Sul, China, Irlanda e Estados Unidos --, o que representa um custo de R$ 60 milhões.

O diamante -- formado no interior da Terra, a 150 quilômetros de profundidade, em meio a altíssimas temperaturas (até 2.000°C) e pressões (70 toneladas por cm2) -- é o produto mais duro que existe na natureza. Há séculos que o homem tenta produzi-lo artificialmente, mas a primeira síntese oficial ocorreu em 1954, pela General Eletric. Hoje, somente cerca de 17 países sintetizam o produto.

A produção anual está em mais de 500 milhões de quilates por ano, sendo que dois terços da produção correspondem a apenas quatro países -- Estados Unidos, Irlanda, Rússia e África do Sul. No Brasil, a primeira síntese de diamante sintético foi realizada em 1987, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mas só agora com a Uenf o país consegue desenvolver tecnologia para produção industrial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Diamantes
  • Compósitos
  • Aços
  • Processos Industriais

Mais tópicos