Materiais Avançados

Tecido auto-limpante elimina agentes tóxicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/06/2005

Tecido auto-limpante elimina agentes tóxicos

Cientistas do Centro de Ciências e Engenharia Biomolecular, Estados Unidos, desenvolveram um novo revestimento para roupas capaz de destruir pesticidas e outros agentes químicos tóxicos apenas pelo contato. Segundo eles, a nova técnica permite a fabricação de tecidos anti-toxinas a preços viáveis para que o produto chegue ao mercado.

O revestimento neutraliza as toxinas instantaneamente sem deixar resíduos tóxicos, o que o torna ideal para uso em roupas de proteção. O material também poderá ser aplicado sobre filtros para purificação de água e em equipamentos para limpeza de vazamentos químicos.

Ao contrário dos tecidos compósitos, nos quais borracha ou outro material sintético é ensanduichado entre camadas, o novo material recobre cada fibra individual antes que ela seja tecida. Desta forma o material torna-se ativo por inteiro, o que garante roupas de proteção mais leves e mais seguras, não sujeitas a vazamentos.

O revestimento propriamente dito é uma película finíssima, medindo cerca de 500 nanômetros de espessura, contendo enzimas que degradam toxinas químicas. Comparadas com outros métodos de degradação, as enzimas apresentam um maior tempo de atividade e maior estabilidade. Além disso elas podem ser selecionadas para agir contra agentes tóxicos específicos.

O novo revestimento foi descrito em um artigo da revista Advanced Materials.