Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Etiqueta invisível evitará falsificação de roupas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/07/2005

Etiqueta invisível evitará falsificação de roupas

Pesquisadores do Laboratório Nacional Oak Ridge, Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de codificação que pode ser inserido em tecidos e roupas, funcionando como uma espécie de código de barras, mas totalmente invisível ao olho humano. A marcação também não afeta a cor ou a textura do tecido.

Mais barata de ser produzida do que outros tipos de etiquetamento, como as tecnologias que utilizam DNA ou etiquetas de rádio-freqüência (RFID), a nova etiqueta invisível ajudará a identificar a falsificação de roupas e permitirá a inserção de códigos de origem invioláveis.

Vários países oferecem descontos ou cobram sobretaxas sobre tecidos vindos ou sendo exportados para determinadas regiões. Mas a certificação de origem é sempre complicada de ser feita, facilitando a falsificação.

"Nosso objetivo é ter um sistema que utilize um corante fluorescente ou outra forma de etiquetamento que irá custar apenas alguns décimos de centavo por etiqueta, que possa sobreviver ao processo de fabricação e que não afete a qualidade do traje," afirmou Glenn Allgood, coordenador da pesquisa. "Nós poderemos também codificar informações específicas do processo, como a data e o local de fabricação."

A nova etiqueta, que se baseia em uma tinta especial, só pode ser lida por scanners adequados, identificando a fonte, o tipo, as condições de produção e a composição do tecido. A tinta é feita de um material que somente reflete a luz na faixa do infravermelho próximo - uma faixa do espectro que é invisível aos olhos humanos.

Os testes iniciais mostraram que o sistema resiste a todas as etapas do processamento do tecido, incluindo escovação, branqueamento, mercerização, tintura e acabamento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecidos
  • Segurança da Informação
  • Tintas

Mais tópicos