Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Solventes chaveáveis podem tornar a indústria química mais verde

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/08/2005

Solventes chaveáveis podem tornar a indústria química mais verde

Pesquisadores da Universidade Queens, Canadá, e Instituto de Tecnologia da Geórgia, Estados Unidos, trabalhando conjuntamente, descobriram uma nova forma ambientalmente correta para a produção de compostos químicos para a indústria química e farmacêutica, incluindo a fabricação de plásticos, pesticidas, tintas e perfumes.

A equipe, liderada pelo Dr. Philip Jessop, desenvolveu novos solventes (líquidos que dissolvem outras substâncias) que tanto são "verdes", quanto mais baratos quando utilizados na produção de muitos outros compostos químicos. Como cada passo em um processo químico geralmente exige um solvente diferente, há uma grande quantidade de desperdício, com a conseqüente elevação dos custos e resultando em danos ao meio-ambiente.

"Todos nós queremos os produtos das indústrias plástica e farmacêutica, mas nós não queremos a poluição," afirma o Dr. Jessop. "Nós estamos procurando formas de diminuir a quantidade de resíduos de solventes gerados por estas companhias." Comparando-se a taxa de resíduos por unidade de produto, a indústria farmacêutica e outros setores, normalmente conhecidos como química fina, são muito mais poluidores do que a indústria do petróleo.

Os novos solventes forma chamados de "chaveáveis", já que alteram suas propriedades quando expostos alternadamente a dióxido de carbono e nitrogênio, tornando possível que se reutilize o mesmo solvente para múltiplos estágios em um processamento químico, ao invés de descartar e substituir o solvente após cada passo.

Os novos solventes orgânicos são conhecidos como líquidos iônicos: um sal que se funde a temperatura ambiente ou próximo disso. "Eles têm sido largamente apontados como ambientalmente benignos porque eles não têm pressão de vapor e também têm algumas propriedades incomuns," diz o Dr. Charles Eckert, outro membro da equipe.

Entretanto, os novos líquidos iônicos são diferentes, porque sua exposiçãoao nitrogênio faz com que eles retornem à condição de líquidos "normais", não iônica. "É uma ferramenta potencial para o processamento industrial benigno e economicamente viável de químicos de alto valor adicionado, como os fármacos," diz Eckert.

A chamada "química verde" refere-se ao desenvolvimento de produtos e processos químicos que reduzam ou eliminem o uso e a geração de substâncias tóxicas. Ao invés de focalizar o meio-ambiente e os poluentes químicos lançados na natureza, este tipo de química procura reduzir e prevenir a poluição na sua fonte geradora. "Nós estamos mais preocupados com a prevenção do que com o tratamento. É uma forma muito mais econômica de se enfocar o problema." conclui o Dr. Jessop.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Polímeros
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos