Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Lentes perfeitas poderão ser feitas com material que vira a luz ao contrário

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/09/2005


Embora os cientistas tentem minimizar a distorção causada pelas lentes há séculos, a construção de uma lente perfeita sempre foi considerada um sonho. Mas, nos últimos anos, graças à descoberta de materiais com índice de refração negativo, esse sonho finalmente passou a ser considerado uma possibilidade real.

Um material com índice de refração negativo faz com que a luz, quando o atravessa, vire-se "ao contrário", na direção inversa da que é preconizada em todos os livros-textos de física.

O problema é que esses materiais são difíceis de serem fabricados e, portanto, muito caros. Sua fabricação envolve a montagem de componentes com formatos complexos no interior de materiais especiais não condutores.

Mas agora, os professores Tom Mackay, da Universidade de Edinburgo, e Akhlesh Lakhtakia, da Universidade da Pensilvânia, anunciaram a descoberta de um novo método muito mais simples e barato para a produção de materiais com índice negativo de refração.

A nova teoria, descrita no periódico Microwave and Optical Technology Letters, mostra que, ao invés de criar componentes microeletrônicos complexos e caros, os materiais com índice negativo de refração podem ser produzidos simplesmente misturando-se duas substâncias granulares.

Nenhuma das duas substâncias isoladamente consegue refratar a luz negativamente. Mas uma mistura perfeitamente homogênea das duas conseguirá o efeito, garantido que as propriedades relativas e as proporções das duas sejam perfeitamente escolhidas.

Agora é a vez dos experimentalistas agirem: afinal, a teoria é simples e elegante, mas alguém terá que conseguir fabricar o composto e verificar se ele funciona realmente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Microscópios
  • Fotônica
  • Magnetismo
  • Metamateriais

Mais tópicos