Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Vai encerar o carro? Aproveite e encere também a lente de contato

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/09/2005

Vai encerar o carro Aproveite e encere também a lente de contato

Todos os motoristas conhecem os benefícios de se encerar o carro. Além de dar uma melhor aparência ao veículo, a cera protege a pintura e a lataria, diminuindo a aderência da sujeira.

Agora imagine uma cera que possa ser aplicada não apenas nos carros, mas em virtualmente qualquer superfície. E que esta cera não proteja apenas parcialmente, mas que torne a superfície virtualmente imune a líquidos e poeira.

É justamente essa "película milagrosa" que um químico da Universidade da Flórida, Estados Unidos, está criando. Ele patentou o processo de construção de um novo revestimento que poderá tornar móveis e tecidos à prova de manchas, proteger peças metálicas da corrosão e até evitar o crescimento indesejado de tecidos em implantes médicos, principalmente no coração, o que pode causar redução do fluxo sangüíneo. Mas estas são apenas algumas das possibilidades.

"Quando você encera o carro, a água tende a se acumular na superfície na forma de pequenas gotas," explica o professor Joseph B. Schlenoff, criador das películas ultrafinas. "Mas quando [nosso filme] é aplicado, a água é virtualmente expulsa. Isso acontece porque os filmes são super hidrofóbicos, e as gotas de água fogem deles."

Os filmes - ou películas - são construídos montando-se camadas consecutivas de materiais carregados positivamente e negativamente, umas sobre as outras. As cargas elétricas se anulam, criando um filme carregado, mas neutro. "A proteção criada por esses filmes é muito mais efetiva do que as pinturas ou resinas para repelir substâncias corrosivas, como o sal ou a água," diz Schlenoff.

Segundo o professor, seu método, que está sendo patenteado, permite que os filmes sejam produzidos rapidamente e com baixo custo. Assim, ele espera que, em pouco tempo, o mercado possa contar com lentes de contato que não acumulem depósitos de cálcio ou proteínas, componentes eletrônicos à prova de eletricidade estática e equipamentos de laboratório que permitam o crescimento de células apenas nos pontos desejados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Tecnologia Automotiva
  • Tecidos

Mais tópicos