Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Plásticos cristalinos poderão servir para armazenar hidrogênio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/11/2005

Plásticos cristalinos poderão servir para armazenar hidrogênio

Manipulando moléculas utilizadas para a construção de plástico comum, mas dispondo-as de uma forma totalmente nova, pesquisadores da Universidade de Michigan, criaram uma nova classe de polímeros leves e rígidos que poderá ser uma alternativa para o armazenamento de hidrogênio.

A técnica para a construção do novo material, chamado de estruturas covalentes orgânicas (COF: "Covalent Organic Frameworks"), baseia-se na indução das moléculas à formação de estruturas cristalinas - algo inédito no campo dos plásticos rígidos.

"Normalmente, plásticos rígidos são sintetizados por reações rápidas, que trançam os polímeros aleatoriamente," diz o pesquisador Adrien Côté, principal autor do artigo que divulga a pesquisa, publicado no último exemplar da revista Science.

O que Côté e seus colegas fizeram foi desacelerar o processo, permitindo que o material se cristalizasse em uma forma organizada. Como resultado, eles agora podem utilizar a cristalografia de raios-X para examinar a estrutura de cada tipo de COF que eles criam. Conhecendo a estrutura, eles podem, rapidamente, determinar suas propriedades.

"Uma vez que conheçamos a estrutura e as proprieddes, nossa metodologia nos permite voltar e modificar o COF, fazendo-o funcionar melhor ou adequando-o a diferentes aplicações," explica Côté.

Fazendo os novos polímeros altamente porosos, os cientistas acreditam ter descoberto uma classe de materiais extremamente leves adequada para o armazenamento de hidrogênio. Os COFs não contêm metais em sua composição, sendo formados por elementos leves, como hidrogênio, boro, carbono, nitrogênio e oxigênio, que formam fortes ligações covalentes uns com os outros.

"Utilizar elementos leves nos permite criar materiais leves," diz Côté. "Isto é muito importante para o armazenamento de hidrogênio, porque, quanto mais leve o material, mais econômico será transportá-lo em um veículo. As fortes ligações covalentes também tornam os COF materiais muito robustos."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Hidrogênio
  • Células a Combustível
  • Catalisadores

Mais tópicos