Materiais Avançados

Pesquisadores brasileiros criam bisturi autolimpante

Yuri Vasconcelos - Agência Fapesp - 23/03/2006

Pesquisadores brasileiros criam bisturi autolimpante

O combate às infecções hospitalares ganha um novo aliado. É uma fina camada de um material cerâmico à base de óxido de titânio que agrega propriedades bactericidas e antimicrobianas à superfície de instrumentos médicos e odontológicos como bisturis, pinças e brocas.

A boa notícia para profissionais da saúde e pacientes é da empresa Science Solution, uma "spin-off" (empresa originada de uma instituição), no caso do Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (Liec) do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara.

Os quatro sócios-pesquisadores, Luiz Gustavo Pagotto Simões, André Luiz de Araújo, Daniel Tamassia Minozzi e Cauê Ribeiro, todos químicos graduados na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fazem pós-graduação na Unesp e mantêm a empresa instalada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cinet) da Fundação Parqtec, em São Carlos.

O trabalho de pesquisa na universidade levou os quatro a criarem um material nanoestruturado que é auto-esterilizante e foi batizado de Nanox Bactericida. Ele é uma espécie de tinta cerâmica que não altera as propriedades originais dos instrumentos cirúrgicos.

A tecnologia rendeu duas patentes e já está sendo negociada com indústrias nacionais e do exterior, que produzem os instrumentos médicos e odontológicos, cujos nomes permanecem em sigilo a pedido das próprias empresas.

Artigo: Bisturi autolimpante