Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Holograma animado garantirá autenticidade de produtos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/07/2007

Holograma animado garantirá autenticidade de produtos

A tecnologia dos hologramas ainda promete fazer muito pelos sistemas de projeção. Mas isto apenas no futuro. Hoje, sua grande utilização está restrita à fabricação de selos de autenticidade para garantir a origem de produtos.

Selos holográficos animados

Os hologramas são difíceis de duplicar. Mas difícil não quer dizer impossível. Há cada vez mais produtos piratas portando selos holográficos e passando por originais.

Agora, a empressa Dai Nippon, do Japão, acaba de apresentar um selo holográfico animado, ainda mais difícil de ser copiado. Até que a tecnologia seja objeto de engenharia reversa, ela deverá representar um novo nível de proteção para produtos autênticos.

Os hologramas animados podem conter desde animações simples, como aquelas que são possíveis com as imagens do tipo GIF animadas, até imagens de ação real. Cada holograma, produzido pela tecnologia de estereograma, pode conter mais de 100 imagens, dando uma sensação de movimento contínuo.

Holograma de Lippmann

Ao contrário dos hologramas atuais, que gravam imagens como diferentes relevos físicos sobre a superfície de um material, o novo holograma é do tipo Lippmann, que armazena as imagens gravando padrões de interferência em camadas foto- sensíveis produzidos por laser.

Os hologramas de Lippmann ainda são difíceis de se fabricar, exigindo também materiais foto-sensíveis fornecidos por poucas empresas. Além disso, o fato de conterem até 100 imagens torna os novos hologramas uma nova arma na luta contra a pirataria.

Cada imagem seqüencial, que compõe o filme a ser gravado no holograma, é comprimida em um formato colunar por uma lente cilíndrica. O feixe de luz equivalente a essa coluna, assim como o feixe de luz de referência, são então gravados sobre o material foto-sensível. As centenas de colunas verticais, colocadas seqüencialmente lado a lado formam o holograma animado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Holografia
  • Fotônica
  • Processos Industriais

Mais tópicos