Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nanotecnologia reinventa caneta tinteiro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/04/2005

Nanotecnologia reinventa caneta tinteiro

Embora haja colecionadores apaixonados em todo o mundo, há que se convir que a caneta tinteiro é um objeto em desuso. Mas a idéia contida em seu projeto de fabricação continua atualíssima: cientistas da Universidade Northwestern, Estados Unidos, acabam de criar uma caneta tinteiro para o mundo da nanotecnologia. Utilizando o novo equipamento, eles conseguiram escrever em escala molecular, com uma definição menor do que 100 nanômetros, escala considerada como sendo a fronteira da nanotecnologia.

A caneta tinteiro da era nanotecnológica é um sistema microfluídico capaz de liberar tinta molecular capilarmente, ou seja, em minúsculas quantidades. A caneta foi montada na ponta de um microscópio de força atômica (AFM), o equipamento utilizado para enxergar e manipular átomos e moléculas.

A nanolitografia por meio da escrita já é bem conhecida pela sua capacidade de escrita direta em alta resolução, sendo uma técnica promissora nos processos de fabricação do tipo "bottom-up" (de baixo para cima), por meio do qual funcionam, por exemplo, os equipamentos de prototipagem rápida, em escala macroscópica. Mas, quando as dimensões são de apenas alguns nanômetros, a necessidade de recarga da tinta é um problema complexo e que tem limitado a utilização desse processo na nanotecnologia.

Mas o professor Horacio D. Espinosa encontrou a solução. Sua nano-caneta tinteiro, utiliza uma ponta parecida com um cone vulcânico e soluções de capilaridade para liberação da tinta que permitem a escrita molecular abaixo da faixa dos 100 nanômetros.

A minúscula caneta foi construída na forma de um chip, que pode ser montado na ponta dos microscópios de força atômica disponíveis comercialmente. Além da ponta, o chip também contém o reservatório e os microcanais que liberam a tinta.

Os microcanais são construídos nas barras que sustentam o chip no microscópio e a ponta em formato de vulcão possui um diafragma anular para guiar a saída da tinta.

Numa demonstração da eficiência da nova técnica, os cientistas já conseguiram desenhar padrões moleculares com definição de apenas 40 nanômetros de largura.

O trabalho foi publicado pelo periódico Small, estando também disponível no site do professor Espinosa (ver links no quadro Para Navegar ).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanomáquinas
  • Impressão 3D
  • MEMS

Mais tópicos