Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Criado equipamento de raios-X que opera a partir de nanotubos de carbono

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/05/2005


Cientistas da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, e da empresa emergente Xintek, criaram um novo equipamento de raios-X, construído a partir de nanotubos de carbono, que emite um feixe de raios-X composto por múltiplos feixes menores, a partir de uma fonte totalmente estacionária.

Como resultado, o equipamento consegue criar imagens de objetos a partir de inúmeros ângulos sem qualquer movimento mecânico, o que é uma enorme vantagem sobre todos os equipamentos atuais, já que aumenta a velocidade da aquisição de imagens, diminui a necessidade de manutenção e possui uma dimensão total muito menor.

"Esta tecnologia pode permitir a criação de sistemas de imagens de raios-X menores e mais rápidos para checagem de bagagens em aeroportos e para sistemas de imageamento médico, tais como scanners de tomografia computadorizada," explica o Dr. Otto Zhou, um dos criadores do novo equipamento.

O grupo de pesquisadores descobriu que os nanotubos de carbono poderiam emitir raios-X no ano de 2000, já tendo recebido uma patente pela descoberta. Foi o primeiro avanço tecnológico significativo no campo dos raios-X em quase um século.

A tecnologia dos raios-X emitidos por nanotubos de carbono permite que o equipamento seja operado à temperatura ambiente. Um equipamento convencional exige temperaturas internas de cerca de 1000º C.

A pesquisa foi publicada no último exemplar da revista Applied Physics Letters.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Nanotubos

Mais tópicos