Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Pinças ópticas são feitas de laser de luz branca

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/06/2005


Engenheiros da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, utilizaram um "laser de luz branca" para criar um novo tipo de pinça óptica que não apenas captura, segura e move objetos microscópicos, mas também pode fazer simultaneamente a caracterização desses objetos, por meio de espectroscopia.

"Nossa equipe está entre as primeiras a demonstrar a captura e manipulação tridimensional de objetos microscópicos utilizando laser de luz branca. Nossas novas pinças, graças à largura de banda da luz branca, têm também o potencial para efetuar espectroscopia do objeto capturado em uma ampla faixa de comprimentos de onda," afirma o Dr. Zhiwen Liu, coordenador da pesquisa.

Por meio da espectroscopia óptica, os pesquisadores são capazes de avaliar o tamanho, o formato, a composição química e o índice refrativo da partícula capturada pelas pinças de luz. Na demonstração, descrita em uma conferência sobre raios laser, realizada em Baltimore, também nos Estados Unidos, os cientistas testaram as novas pinças em três tipos de microesferas de polímeros de tamanhos diferentes.

Na pesquisa, os cientistas também conseguiram incorporar o laser de luz branca em um microscópio confocal, aumentando a velocidade de captura das imagens e mantendo sua qualidade. Imagens que requerem um segundo ou mais para ser capturadas nos microscópios confocais comuns podem ser obtidas em alguns milisegundos com o novo instrumento com luz branca.

Segundo o Dr. Liu, muitos processos biológicos ocorrem em milisegundos ou menos e o novo microscópio tem o potencial para filmar esses processos. Ele espera que as novas pinças ópticas e o novo microscópio possam ter utilidade não apenas na biologia e na medicina, mas também na indústria de chips de computador.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Microscópios
  • Fotônica
  • MEMS
  • Raios Laser

Mais tópicos