Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nano-revestimento elimina embaçamento de janelas e lentes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/09/2005

Nanorevestimento elimina embaçamento de janelas e lentes

Anti-embaçante

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos, desenvolveram um novo revestimento polimérico, composto com nanopartículas de sílica, que permite a criação de superfícies à prova de embaçamento.

A cobertura transparente pode ser aplicada em virtualmente qualquer superfície de vidro, como óculos, lentes e espelhos de banheiro.

Já existem algumas tecnologias anti-embaçamento no mercado, mas cada uma tem suas próprias desvantagens.

Os produtos vendidos em sprays, por exemplo, funcionam - desde que sejam constantemente reaplicados, já que perdem rapidamente sua eficácia.

Vidros contendo dióxido de titânio também reduzem o embaçamento - desde que haja luz ultravioleta no ambiente.

Anti-embaçante permanente

"Nossos revestimentos têm o potencial para oferecer a primeira solução permanente para o problema do embaçamento," afirma Michael Rubner, coordenador da pesquisa. "Eles permanecem estáveis por longos períodos, não exigem luz para que sejam ativados e podem ser aplicados em virtualmente qualquer superfície."

O novo revestimento consiste de camadas alternadas de nanopartículas de sílica, o mesmo material que compõe o próprio vidro, e de um polímero chamado hidrocloreto de polialilamina. Os dois componentes são baratos e fáceis de serem fabricados em larga escala.

O que causa o embaçamento

O embaçamento ocorre quando milhares de minúsculas gotas de água se condensam sobre o vidro ou outra superfície. Essas gotas fazem com que a luz se espalhe em padrões aleatórios, atrapalhando a visão.

O novo revestimento evita esse processamento pelo fato simples de que ele é super-hidrofílico, ou seja, atrai fortemente a água.

Essa atração impede a formação de gotas, forçando a água a se espalhar pelo vidro, com ângulos de contato com a superfície muito menores.

Como resultado, as gotas ficam achatadas e se misturam numa cobertura plana, uniforme e transparente, não atrapalhando a visão através do vidro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanopartículas
  • Polímeros
  • Tecnologia Automotiva
  • Vidros

Mais tópicos