Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Quando assunto é nanotecnologia, público acredita que riscos podem valer a pena

Agência FAPESP - 05/01/2007

Quando assunto é nanotecnologia

As vantagens da nanotecnologia superam seus riscos? Para consumidores norte-americanos a resposta é sim. É o que mostra a maior pesquisa de percepção pública feita no país sobre o setor.

De acordo com o estudo, o público tende a olhar mais os benefícios e considera a nanotecnologia menos perigosa do que outras tecnologias, como conservantes utilizados na indústria alimentícia, herbicidas ou desinfetantes.

O levantamento, com 5,5 mil pessoas, foi feito por pesquisadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos, e da London Business School e University College London (UCL), na Inglaterra. Os resultados estão na edição de dezembro da revista Nature Nanotechnology.

"Segundo estimativas, produtos contendo nanotecnologia respondem por vendas superiores a US$ 30 bilhões anuais em todo o mundo. Mas há uma preocupação de que os riscos da tecnologia - sejam reais ou imaginários - possam diminuir o apetite dos consumidores pelos produtos", disse o líder da pesquisa, Steven Currall, da UCL.

Para os autores do estudo, medir opiniões do público em relação à nanotecnologia pode ajudar no desenvolvimento do setor. Um dos questionários teve o objetivo de verificar a propensão de uso de quatro produtos nanotecnológicos específicos: um remédio, um hidratante, pneus de automóvel e gás para geladeira.

"Ficou claro que as pessoas pensam além dos riscos. Identificamos que, quanto maiores os benefícios potenciais, mais riscos os consumidores estão dispostos a tolerar", disse Currall.

Para outro autor do estudo, Neal Lane, um dos criadores da Iniciativa Nacional de Nanotecnologia do governo norte-americano, à medida que novas pesquisas sobre riscos ao ambiente e à saúde humana forem feitas e mais produtos nanotecnológicos chegarem ao mercado, o público terá mais fundamentos para se posicionar diante da novidade tecnológica.

"Transmitir as mais recentes informações, tanto sobre riscos quanto a respeito de benefícios, de forma transparente, é fundamental para ajudar a minimizar as chances de deparar com discussões polarizadas baseadas apenas em rumores e suposições", disse Lane.

Bibliografia:

Artigo: What drives public acceptance of nanotechnology?
Autores: Steven C. Currall, Eden B. King, Neal Lane, Juan Madera, Stacey Turner
Revista: Nature Nanotechnology
Data: 01 Dec 2006
Vol.: Vol. 1, 153 - 155
DOI: 10.1038/nnano.2006.155
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos