Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nanolaser permitirá integração de circuitos ópticos em chips

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/07/2007

Nanolaser permitirá integração de circuitos ópticos em chips

Cientistas da Universidade Nacional de Yokohama, no Japão, desenvolveram um nanolaser - um chip minúsculo capaz de emitir raios laser de forma constante, estável e operando em temperatura ambiente. O laser nanométrico é uma das ferramentas que faltavam para a integração em larga escala de circuitos ópticos no interior dos chips.

Laser contínuo

O laser que até agora detinha o título de "o menor do mundo", construído por cientistas da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, é capaz de emitir apenas pulsos de laser (veja O menor Laser do mundo).

O novo nanolaser, construído pela equipe do Dr. Toshihiko Baba, é capaz de emitir luz contínua. Essa é uma característica mais difícil de ser obtida porque exige uma manipulação precisa do consumo de energia do chip e da dissipação de calor.

Cristal fotônico

O novo detentor da posição de menor laser do mundo utiliza um microwatt de energia e foi construído a partir de um material semicondutor conhecido como fosfato-arseneto de índio-gálio (GaInAsP). Seu princípio de operação é chamado de laser de cristal fotônico, onde são feitos padrões repetidos de pequenos furos no material que emite a luz laser.

Em um dispositivo que depende dos delicados efeitos da mecânica quântica para funcionar, o ruído associado mesmo com a menor geração de calor normalmente supera o processo de produção da radiação laser. Os pesquisadores resolveram esse problema, conseguindo gerar um feixe contínuo de laser sem a necessidade de um sistema externo de resfriamento.

Bibliografia:

Artigo: Room temperature continuous wave operation and controlled spontaneous emission in ultrasmall photonic crystal nanolaser
Autores: Kengo Nozaki, Shota Kita, Toshihiko Baba
Revista: Optics Express
Data: June 4, 2007
Vol.: Vol. 15, Issue 12, pp. 7506-7514
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Miniaturização
  • Fotônica
  • Processadores

Mais tópicos