Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Automontagem gera moldes para peças de nano-robôs e MEMS

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/09/2007

Automontagem gera moldes para peças de nano-robôs e MEMS

Cientistas chineses descobriram uma técnica que está permitindo a construção de um verdadeiro "nano-jardim". Mas, além de lembrarem flores e trazerem beleza plástica ao reino da nanotecnologia, essas estruturas podem ser cruciais para a fabricação em larga escala de peças para micro-robôs e MEMS.

Automontagem

As nanoflores são aglomerados de nanofios feitos de chumbo e de um aminoácido, a l-cistina. Os biomateriais são de grande interesse para a nanotecnologia porque eles têm uma tendência natural a se estruturarem sozinhos - um processo conhecido como automontagem. E, como as nanofábricas do futuro não poderão contar com os mesmos equipamentos das fábricas tradicionais, como tornos e fresas, a automontagem é uma característica mais do que desejável.

A nanofabricação também tem outros segredos. As propriedades dos materiais em nanoescala, por exemplo, não são determinadas exclusivamente por sua composição química. Características como a forma, o tamanho e até a distribuição espacial das diversas partículas são fundamentais para definir o quê exatamente será o produto final.

Moldes para nanotecnologia

É aí que reside a importância da nova técnica criada pelos cientistas Xiao-Fang Shen e Xiu-Ping Yan. Os nanofios de chumbo e a l-cistina espalham-se naturalmente em aglomerados de diversos formatos, em um processo rápido, sob temperatura ambiente e pressão atmosférica e, mais importante, que pode ser feito em larga escala.

Estas estruturas podem então ser utilizadas como moldes para a produção de peças para micro e nanorobôs e MEMS com arquitetura definida e precisa, aí sim, a partir de componentes inorgânicos ou metálicos. Nesses minúsculos moldes, por exemplo, um dos elementos resultantes na estrutura é o sulfeto de chumbo, um composto importante na indústria de semicondutores.

Mineralização

"Nós esperamos ganhar novos insights sobre os processos fundamentais envolvidos na mineralização, a transformação de nano e microestruturas bio- orgânicas em estruturas inorgânicas. Esse processo também ocorre em organismos vivos, nos quais ele desempenha um papel fundamental," diz Yan.

Bibliografia:

Artigo: Facile Shape-Controlled Synthesis of Well-Aligned Nanowire Architectures in Binary Aqueous Solution
Autores: Xiao-Fang Shen, Xiu-Ping Yan
Revista: Angewandte Chemie International Edition
Data: 23 Aug 2007
Vol.: 46, 1 - 6
DOI: 10.1002/anie.200702451
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanomáquinas
  • MEMS
  • Robôs
  • Processos Industriais

Mais tópicos