Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Documentário em DVD traz discussão sobre impacto da Nanotecnologia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/11/2007

DVD Nanotecnologia - Documentário

Nanotecnologia, O Futuro é Agora. Este é o título de um documentário inédito, produzido no Brasil, e que pretende trazer para o grande público a discussão sobre os impactos que as nanotecnologias terão sobre os trabalhadores, os consumidores e o meio ambiente.

Complexidades e responsabilidades

Com depoimentos de especialistas no assunto, imagens e animações didáticas, o o documentário analisa a complexidade e o alcance das nanotecnologias, e as responsabilidades dos diversos atores envolvidos nesta nova "revolução tecnológica."

Baseado na pesquisa do Dr. Paulo Roberto Martins e dirigido por Alexandre Quaresma, o DVD está sendo lançado pela rede de pesquisas Renanosoma - Rede de Pesquisas em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, - em parceria com a Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego que realiza pesquisas e difusão de conhecimento no campo da segurança e medicina do trabalho.

Risco e prevenção

"Fala-se da 'quinta revolução tecnológica', e de uma nova plataforma tecnológica capaz de mudar a face da Terra e do homem, as cadeias produtivas, as relações de poder, mas pouco se fala sobre pesquisas de risco e prevenção contra os possíveis desarranjos dentro deste mesmo cenário," afirma Quaresma.

O lançamento do documentário está previsto para o dia 30/11, na Fundacentro (Rio de Janeiro). Maiores informações poderão ser obtidas no site da Renanosoma ou diretamente com os pesquisadores Paulo Roberto Martins (marpaulo1@uol.com.br) e Valéria Ramos (valeriarspinto@yahoo.com.br).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Saúde e Reabilitação
  • Nanopartículas
  • Miniaturização

Mais tópicos