Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Lançado motor de combustão interna de capacidade variável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/04/2002


A empresa inglesa Mayflower anunciou a criação de um novo motor de combustão interna que poderá cortar o consumo de combustível em 40% e a emissão de gases poluentes em 50%. O trabalho foi financiado pela empresa e desenvolvido pelo engenheiro britânico Joe Ehrlich, especializado em motores de corrida para motocicletas.

Segundo a empresa, o "design" do motor permite a mudança de sua capacidade durante o funcionamento, otimizando o consumo de combustível e diminuindo a emissão de gases. Especialistas ouvidos pela revista New Scientist reconheceram as vantagens do desenho, mas argumentam que sua grande complexidade poderá significar custos elevados e menor vida útil.

O novo motor, chamado de E3, envolve duas mudanças simples, mas de grande impacto. Primeiro, o desenho do virabrequim resulta em um movimento elíptico ao invés de circular. Conforme testes feitos pela Mayflower, o movimento elíptico resulta em maior eficiência de operação de cada pistão. A segunda modificação é a inclusão de uma alavanca conectada ao virabrequim. Movendo-se a alavanca, altera-se o volume de cada cilindro, alterando, por conseguinte, a capacidade do motor e seu consumo. Isto permite que o motor se adapte a diferentes situações de trânsito, conforme mais ou menos força seja necessária. A atuação sobre a alavanca será feita por um sistema computadorizado.

A fabricante sueca SAAB já lançou um motor de capacidade variável em 2.000. Mas, segundo a Mayflower, o desenho do E3 é mais flexível e eficiente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Motores
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos