Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Carros americanos terão monitoramento de pressão dos pneus

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/06/2002


O "Ministério dos Transportes" dos Estados Unidos (NHTSA - " U.S.Department of Transportation's National Highway Traffic Safety Administration ") lançou na última sexta-feira a primeira parte da legislação que exige a inclusão, em todos os veículos leves e médios vendidos naquele país, de sistemas que avisem ao motorista sobre a ocorrência de pressão incorreta nos pneus.

"Em boas condições de manutenção, pneus adequadamente inflados são cruciais para a segurança," disse Jeffrey W. Runge, administrador do NHTSA. "Este novo padrão, e nossos contínuos estudos para sua implementação, irão ajudar os americanos a manter seus pneus em perfeitas condições, permitindo controle e frenagem adequadas."

Segundo o NHTSA, 27% dos carros de passeio nas estradas americanas apresentam um ou mais pneus com pressão abaixo das especificações. No caso de caminhões leves, inclusive SUVs, o número chega a 33%. Rodar com pneus abaixo da pressão adequada pode resultar em danos ao pneus, podendo ocasionar seu estouro e a perda de controle do veículo. Além disso, a vida útil do pneu é diminuída e o consumo de combustível aumenta.

O documento estabelece duas alternativas que poderão ser adotadas pelos fabricantes, valendo para o período de 01/11/2003 a 31/10/2006. A primeira mede a pressão de maneira independente em cada pneu, diretamente. A segunda opção utiliza o sistema antibloqueio dos freios para detectar diferenças de pressão entre os pneus, através do monitoramento da velocidade de rotação de cada roda.

A segunda parte da legislação deverá sair em Março de 2.005 e estabelecerá as regras que deverão valer a partir de Novembro de 2.006.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Prevenção e Segurança

Mais tópicos