Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Lançado o ADVISOR 2002

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/06/2002


Uma nova versão de uma ferramenta de modelagem e simulação de veículos foi lançada pelo Laboratório Nacional de Energias Renováveis (NREL), do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Chamado de ADVISOR 2002 ("ADvanced VehIcle SimulatOR": simulador avançado de veículos), o programa de computador é uma ferramenta capaz de simular o desempenho e o consumo de combustível de veículos equipados com motores a combustão, elétricos, híbridos e mesmo movidos por células de combustível.

O usuário pode fazer alterações em todos os componentes de motorização e o programa imediatamente calcula a reação do veículo nas diversas condições operacionais.

O Advisor possui conexão para outros softwares de parceiros do Laboratório. Análise elétrica detalhada pode ser feita em conjunto com os programas Avant!'s Saber e Ansoft's SIMPLORER. Análises do sistema de ar-condicionado podem ser feitas em conjunto com o SINDA/FLUINT. O programa ainda possui dados de um novo tipo de pneu da Michelin, dotado de um novo modelo de resistência à rodagem, e dados de um sistema de armazenamento de energia por capacitores, da Maxwell.

A primeira versão do Advisor foi desenvolvido em 1.994. Desde então, o programa já teve mais de 5.000 downloads e é utilizado em diversas montadoras de automóveis e Universidades. O Laboratório espera cerca de 2.000 downloads da versão 2.002. O software é gratuito.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Motores
  • Simuladores

Mais tópicos