Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Cadeira de rodas com liberdade de movimentos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/06/2002

Cadeira de rodas com liberdade de movimentos

Dois engenheiros mecânicos recém-formados pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) resolveram investir em uma idéia surgida ainda nos tempos de estudante. Astemius Pereira da Costa e Milton Vieira dos Santos assumiram para si a tarefa de desenvolver um produto que melhorasse a produtividade e a mobilidade de pessoas sujeitas a conviver com o incômodo de uma cadeira de rodas O desafio era produzir uma cadeira de linhas simples, design inovador e que, ao mesmo tempo, possibilitasse a seu usuário esticar o corpo e permanecer em pé, usando, como apoio, além da cadeira, a estrutura óssea de suas próprias pernas.

Na fase atual, está sendo feita a avaliação dos custos de produção da cadeira. De acordo com estimativas dos engenheiros responsáveis pelo projeto, seu preço para comercialização poderá girar em torno de R$2.000,00 (valor normalmente cobrado para cadeiras especiais, com menos funções). A Cadeira de Rodas Múltipla vai chegar ao mercado custando um terço do valor dos produtos similares importados, o que a tornará acessível a usuários de menor poder aquisitivo.

A próxima prova que a cadeira terá que encarar é uma bateria de testes com usuários reais de cadeiras de rodas. A aplicação do protótipo às necessidades dos verdadeiros interessados deverá preparar o produto para o lançamento definitivo no mercado, até agosto de 2002. Os benefícios gerados por este projeto vão muito além do âmbito econômico ou comercial. Existe um alcance humanitário, uma vitória da sociedade sobre suas próprias limitações e a certeza de que, com boas idéias, somos capazes de oferecer maior acesso para as pessoas que, por acaso, foram privadas da plenitude de seus movimentos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos