Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Criada a menor corrente do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/09/2002

Criada a menor corrente do mundo

Uma micro-corrente, muito parecida com uma corrente de bicicleta, foi construída por cientistas dos Laboratórios Sandia (Estados Unidos). A única diferença é que a nova corrente cabe confortavelmente no topo de um fio de cabelo humano. A pesquisa foi coordenada pelo cientista Ed Vernon.

Uma vez que uma única micro-corrente pode acionar diversos eixos, o dispositivo poderá tornar desnecessária a colocação de múltiplos motores microeletromecânicos (MEMS) muito próximos uns dos outros.

As utilizações, além do simples acionamento de eixos, vão desde a movimentação de obturadores de microcâmeras, até a temporização mecânica.

A corrente, que possui 50 elos de 50 micra cada um, é totalmente feita de silício. A grande vantagem da corrente em relação às correias é a flexibilidade. Micro correias de silício exigem preciso alinhamento das engrenagens, sob pena de produzir excessivo torque sobre elas. A corrente, por sua vez, permite rotações de até 52º de cada elo em relação ao anterior, sem criar pressão sobre a estrutura. Isso dará aos projetistas maior liberdade para o posicionamento de múltiplos elementos em seus dispositivos.

Uma única corrente consegue cobrir áreas de até 500 micra sem a necessidade de utilização de engrenagens de suporte.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • MEMS
  • Nanomáquinas
  • Micro e Nano Robôs
  • Robôs

Mais tópicos