Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Veículo de uma roda só: um sonho!

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/11/2003

Veículo de uma roda só  um sonho!

[Imagem: Charles Bombardier]

Monociclo robótico

O visual do Embrio 2025 é impressionante. Não foi à toa que ele acabou de ser premiado em um dos mais importantes concursos de design do mundo. Mas não é só.

Se você ainda está impressionado com o Segway, prepare-se para a descrição desse veículo conceito desenvolvido pela canadense Bombardier: trata-se de um veículo recreativo de uma única roda, o mais minimalista possível, mas capaz de percorrer praças e avenidas oferecendo total segurança ao seu condutor.

O Embrio será abastecido por célula a combustível a hidrogênio. Quando se preparando para parar, sua pequena roda dianteira baixa ao chão como o trem de aterrissagem de um jato se aproximando da pista. Ela se recolhe quando o Embrio atinge 20 km/h.

Mas, a rigor, este "trem de pouso" só será realmente necessário quando o veículo for desligado, já que ele poderá ficar perfeitamente parado sem que seus ocupantes caiam ou precisem apoiar os pés no chão, graças ao sistema de sensores e giroscópios de última geração.

Longe no futuro

Todo o funcionamento do veículo de uma roda só será baseado nesses giroscópios e sensores e em uma poderosa eletrônica embarcada.

Uma complexa rede de sensores será necessária para que uma ou duas pessoas fiquem sobre o veículo de uma única roda, na posição em que se fica sobre uma motocicleta. Suspensão ativa, um avançado sistema redundante de frenagem, visão noturna e assistência de segurança robótica completam o aparato tecnológico do Embrio 2025.

Entusiasmado? Então calma. O número 2025 que compõe o nome dessa maravilha não é nada senão o ano no qual a empresa afirma ser possível colocá-lo no mercado. Ou seja, ele não é nem mesmo um veículo conceito nem tampouco um protótipo. É, por enquanto, apenas um sonho. Tão parecido com o "antiquado" Segway quanto um Pentium de última geração se parece com um XT.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Design
  • Veículos
  • Robôs
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos