Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Novo sistema de filtragem separa petróleo da água

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/12/2003


Pesquisadores da Universidade Loughborough (Inglaterra) desenvolveram um novo sistema de filtragem que poderá evitar que milhares de toneladas de petróleo sejam jogadas no mar. A pesquisa foi feita pelos cientistas Richard Holdich e Iain Cumming.

O petróleo vaza durante sua extração, em plataformas fixas e flutuantes, que operam em várias partes do mundo. Mas o novo sistema de filtragem poderá um dia ser também utilizado quando da ocorrência de vazamentos em acidentes com navios petroleiros e oleodutos.

"Em resumo, nossos filtros funcionam literalmente peneirando sólidos e substâncias densas suspensos em um fluido," explica o Dr. Holdich. "Ao longo de anos de pesquisas, nós conseguimos construir um filtro que possui furos tão minúsculos que é capaz de separar água de substâncias como o petróleo."

Os anos de trabalho foram suficientes para que a dupla de pesquisadores já criasse sua empresa emergente, a Micropore Technologies. A empresa já colocou o novo filtro em sistema de pré-produção e está em contato com grandes empresas petrolíferas ao redor do mundo para licenciar seu produto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Filtragem
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos