Mecânica

Novo sistema de filtragem separa petróleo da água

Pesquisadores da Universidade Loughborough (Inglaterra) desenvolveram um novo sistema de filtragem que poderá evitar que milhares de toneladas de petróleo sejam jogadas no mar. A pesquisa foi feita pelos cientistas Richard Holdich e Iain Cumming.

O petróleo vaza durante sua extração, em plataformas fixas e flutuantes, que operam em várias partes do mundo. Mas o novo sistema de filtragem poderá um dia ser também utilizado quando da ocorrência de vazamentos em acidentes com navios petroleiros e oleodutos.

"Em resumo, nossos filtros funcionam literalmente peneirando sólidos e substâncias densas suspensos em um fluido," explica o Dr. Holdich. "Ao longo de anos de pesquisas, nós conseguimos construir um filtro que possui furos tão minúsculos que é capaz de separar água de substâncias como o petróleo."

Os anos de trabalho foram suficientes para que a dupla de pesquisadores já criasse sua empresa emergente, a Micropore Technologies. A empresa já colocou o novo filtro em sistema de pré-produção e está em contato com grandes empresas petrolíferas ao redor do mundo para licenciar seu produto.





Outras notícias sobre:

Mais Temas