Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Laser para cirurgias de miopia utilizado para fabricar peças de automóveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/12/2003

Laser para cirurgias de miopia utilizado para fabricar peças de automóveis

As empresas fabricantes de automóveis estão sempre de olho em novas formas para se produzir componentes para seus veículos que sejam mais leves, mais resistentes e mais duráveis. Algumas das melhores idéias para se atingir esse objetivo estão vindo de uma fonte inesperada: um centro clínico de radiologia.

Os professores Ronald Gilgenbach e Y. Y. Lau, especialistas em física de plasma da Universidade de Michigan (Estados Unidos) estão trabalhando com engenheiros da Timken Corporation para estudar os efeitos de uma nova técnica para a implantação direta de íons metálicos em outros materiais, como o aço utilizado para se construir uma engrenagem.

A técnica utiliza um Excimer Laser, um tipo de raio laser que emite luz de pequeno comprimento de onda, e que é normalmente utilizado em cirurgias de miopia, para vaporizar a superfície de uma amostra sólida do material que servirá como revestimento. O processo de vaporização, tecnicamente chamado ablação, cria um plasma ou gás ionizado, cujos íons são então atraídos pela aplicação de uma voltagem, indo se implantar na superfície que se deseja recobrir.

"Uma vantagem dessa técnica sobre os atuais métodos de implantação," explica o Dr. Gilgenbach, "é que ele não utiliza gases tóxicos." E como ele gera íons a partir de qualquer material sólido, os fabricantes de veículos podem selecionar o material mais leve, mais barato ou mais resistentes, conforme a necessidade, para fazer o revestimento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Tecnologia Automotiva
  • Processos Industriais

Mais tópicos