Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Novo processo de pintura de automóveis em três camadas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/12/2003

Novo processo de pintura de automóveis em três camadas

A fabricante de automóveis Mazda (Japão), criou um novo sistema de pintura que reduz em até 45% a emissão de compostos voláteis, atendendo às mais recentes exigências ambientais européias. Chamada de Sistema de Pintura a Seco em Três Camadas, a nova tecnologia foi a primeira a receber o prêmio "Prize for Promoting Machine Industry", anunciado no último dia 25 de Dezembro.

O novo sistema simplifica o processo de pintura ao combinar as várias etapas, desde a aplicação do revestimento sobre a chapa até a última camada de tinta. É justamente essa combinação que permite os ganhos ambientais. A emissão de compostos orgânicos voláteis são reduzidos em até 45%, ficando abaixo das exigências européias de 35 g/m2. Ao mesmo tempo, as emissões de CO2 são reduzidas em 15% em comparação com os processos tradicionais de pintura. Os ganhos ambientais obviamente se traduzem em ganhos nas matérias-primas, o que reduz o custo do processo como um todo.

O novo processo está sendo utilizado para a fabricação do Axela, o mais recente lançamento da empresa, produzido em Hofu, no Japão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Processos Industriais

Mais tópicos