Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Novo equipamento esteriliza ar contaminado por agentes biológicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/03/2004

Novo equipamento esteriliza ar contaminado por agentes biológicos

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Buffalo (Estados Unidos) desenvolveu um novo equipamento capaz de esterilizar grandes áreas e prédios em minutos. Uma tarefa assim hoje leva meses para ser feita. Batizado de BioBlower, o exaustor biológico consegue eliminar vários elementos contaminantes, tais como antrax, varíola, SARS, gripes, tuberculose etc.

O equipamento destrói os elementos patogênicos aquecendo rapidamente o ar contaminado, podendo ser utilizado como uma unidade portátil de purificação de ar para equipes de socorro. A empresa norte-americana B3 licenciou a nova tecnologia e deverá lançar o produto comercialmente nos próximos meses.

O ar do ambiente a ser descontaminado é bombeado para o interior do aparelho e comprimido. A seguir ele é uniforme e rapidamente aquecido a 200º C, literalmente queimando esporos e bactérias, que se transformam em cinzas. O ar é então expandido e resfriado antes de ser novamente liberado.

Além de poder ser utilizado de forma portátil, o BioBlower também poderá ser empregado como elemento contínuo de descontaminação em hospitais. A nova tecnologia é muito superior a todos os sistemas de filtragem atualmente utilizados, normalmente baseados em elementos filtrantes de papel. O BioBlower não utiliza filtros, diminuindo o custo de manutenção e eliminando os problemas de descarte dos filtros já utilizados.

Os testes mostraram que o equipamento é capaz de destruir 99,9% de esporos da bactéria Bacillus globicii (Bg), um padrão para a avaliação da capacidade de desinfecção. A foto microscópica mostra a comparação entre o ar que entra e o que sai após o teste.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Filtragem
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica

Mais tópicos