Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Novo motor a combustão tem pistão líquido

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/07/2004

Novo motor a combustão tem pistão líquido

[Imagem: Liquid Piston]

Imagine um motor a combustão, como os utilizados em carros e caminhões, que tenha o dobro do rendimento, tenha apenas seis peças móveis e cujo pistão tenha sido substituído por nada além de ... água. Pois esta é uma tecnologia que vem sendo pesquisada por mais de 10 anos e que agora consegue chegar definitivamente ao mercado.

Motor mais simples

O invento, que recebeu uma das primeiras colocações em um concurso de idéias inovadoras pelo MIT, uma das principais universidades dos Estados Unidos, reduz a complexidade de um motor de automóvel para nada mais do que seis peças móveis. E mesmo não exigindo processos precisos de usinagem, cada peça ajusta-se à outra com uma perfeição admirável.

Batizada de LiquidPiston, a nova tecnologia foi desenvolvida pela equipe do Dr. Nikolay Shkolnik, que acaba de criar uma empresa, a Liquid Piston Inc., para comercializar o novo motor.

Eficiência da combustão

O resultado da tecnologia é um motor barato, com uma quantidade de peças 85% menor dos que os motores convencionais e com uma eficiência de combustão entre 49 e 61%, nada menos do que o dobro dos atuais motores de carros e caminhões.

O novo motor com pistão líquido é também altamente silencioso e praticamente não gera vibrações, já que ele produz seis combustões a cada volta do eixo.

Motores estacionários

Sendo leve e compacto, o mercado inicialmente visado pelos seus criadores é o de motores estacionários, como aqueles utilizados nos geradores de caminhões que carregam cargas congeladas. Nestes veículos, pequenos motores são utilizados para gerar energia para manter a temperatura nos baús frigoríficos.

Outra vantagem do motor a pistão líquido é a baixa emissão de poluentes, com redução de 90% da exaustão de óxidos de nitrogênio.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Motores
  • Poluição
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos