Mecânica

Sistema de tração integral foi possibilitada por novo aço magnético

Sistema de tração integral foi possibilitada por novo aço magnético

Quando o novo Honda Legend chegar ao mercado japonês neste final de ano, ele trará uma inovação mecânica que não é fruto apenas de engrenagens. O novo sistema de distribuição de torque, o primeiro do mundo a distribuir a força não apenas entre rodas dianteiras e traseiras, mas também entre as rodas direita e esquerda, foi possibilitado por um novo tipo de aço magnético.

Como sempre na indústria automobilística, o novo sistema já recebeu uma sigla: SH-AWD, do inglês "Super Handling All-Wheel-Drive", algo como super tração integral. O novo sistema utiliza embreagens eletromagnéticas no interior do diferencial traseiro, funcionando com base em solenóides, para oferecer uma variação de torque contínua e precisa.

Esses solenóides foram construídos com um novo aço lançado pela também japonesa Kobe Steel. Para não ficar para trás, o aço foi batizado com uma sigla ainda maior: ELCH2S.

Aços magnéticos com baixos teores de carbono - menores do 0,02% - são normalmente difíceis de serem trabalhados e cortados. A solução até agora vinha sendo a adição de chumbo, um metal tóxico não muito admirado pelos ambientalistas.

O novo ELCH2S é totalmente isento de chumbo, mas, além de apresentar excelente magnetismo, mantém a condição de corte e processamento dos aços magnéticos tradicionais.

Isto permitiu a construção dos solenóides para o novo diferencial tanto do ponto de vista da moldagem da peça, quanto do controle eletromagnético, que exige menos consumo de energia da bateria.





Outras notícias sobre:

Mais Temas