Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Nunca mais troque o pára-choques do seu carro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/09/2005

Nunca mais troque o pára-choques do seu carro

Uma idéia simples, mas muito inteligente, poderá revolucionar a forma como são construídos equipamentos de segurança, como pára-choques de automóveis, trens de pouso de aviões e barreiras de proteção em rodovias. E com uma vantagem realmente significativa: esses equipamentos poderão ser constantemente reutilizados.

O Dr. Fayek Osman, da Universidade de Bath, Inglaterra, desenvolveu um novo conceito para dispositivos capazes de absorver a energia de fortes impactos e permanecerem intactos, o que significa que eles não precisarão ser trocados depois de servirem aos seus propósitos.

A idéia do Dr. Osman é que dispositivos de segurança devem ser tão simples quanto um pedaço de metal inserido em um canal curvo. Durante o impacto, a força empurra o metal ao longo do canal, e a energia do impacto é absorvida pelo metal à medida em que ele escorrega pela curva em direção à outra extremidade do canal.

O aparelho pode então ser virado, de forma que o próximo impacto atinja o metal na extremidade para onde ele se deslocou, forçando-o de volta ao seu ponto original. E assim sucessivamente.

"O conceito geral é simples, mas depende de um conhecimento perfeito de como os metais se comportam quando eles são forçados ao longo de uma dobra," explica o Dr. Osman. "O que torna os equipamentos baseados nesse princípio tão eficazes é que eles não exigem manutenção e podem ser reutilizados continuamente. E são muito baratos para serem fabricados."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Metais e Ligas
  • Prevenção e Segurança

Mais tópicos