Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Programa encontra desenhos CAD a partir de rascunho

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/09/2005

Programa encontra desenhos CAD a partir de rascunho

Pesquisadores da Universidade Purdue, Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema informatizado de busca capaz de pesquisar arquivos de desenhos tridimensionais de peças e componentes, feitos em sistemas CAD.

Uma ferramenta que permita a localização de peças ou partes de peças no interior de desenhos poderá representar milhões de dólares de economia para as empresas, que poderão reutilizar mais facilmente trabalhos feitos anteriormente. Hoje, muitas vezes é mais fácil fazer um novo desenho a partir do zero do que localizar um que esteja arquivado em algum lugar numa montanha de CDs.

"Uma das grandes decepções do CAD tem sido a dificuldade de se reutilizar dados," diz o Dr. Karthik Ramani, coordenador da pesquisa. "Uma vez que a informação tenha sido criada no CAD e utilizada, ela é freqüentemente guardada e esquecida. Como resultado, a indústria perde recursos por não ser capaz de reutilizar peças já projetadas anteriormente. A roda é reinventada muitas vezes."

O programa permite vários tipos de busca. O usuário pode selecionar um desenho específico e pedir para que o sistema de busca encontre outros similares. Ele pode também fazer um rascunho da peça, como ele se lembra que ela é, e pedir para que o programa localize o desenho original. Ou então, os dois métodos podem ser reunidos: o usuário escolhe uma peça, rascunha as diferenças que ele acredita existirem, diretamente sobre o desenho, e pede ao programa para achar o que ele procura.

Se os resultados não forem exatamente o desejado, o usuário pode alterar seu rascunho para refinar a pesquisa. Ou seja, a pesquisa pode ser feita em múltiplos estágios, por aproximações sucessivas, tornando o mecanismo de busca mais eficiente quanto maior for a biblioteca de peças.

O novo programa de pesquisa em desenhos 3-D já está sendo comercializado pela empresa Imaginestics LLC.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Processos Industriais
  • Impressão 3D
  • Imagens 3-D

Mais tópicos