Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Revestimento protege aço e superligas metálicas contra corrosão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/03/2006

Revestimento protege aço e superligas metálicas contra corrosão

Pesquisadores do laboratório PNNL, Estados Unidos, desenvolveram um novo revestimento à base de cerâmica que pode ser aplicado sobre aço e superligas metálicas, protegendo contra corrosão, oxidação e vários outros processos que degradam materiais metálicos.

O novo revestimento poderá ser extremamnte útil principalmente em ambientes corrosivos, nos quais os equipamentos estejam em contato com gases, líquidos e vapores. Os cientistas afirmam que o novo material pode ser industrializado a baixo custo; eles estão procurando parceiros na indústria para colocá-lo no mercado.

Os pesquisadores criaram o revestimento protetor misturando um polímero pré-cerâmico com pós metálicos à base de alumínio. A pasta pode ser aplicada por pintura, imersão ou spray, aderindo naturalmente ao aço e às ligas metálicas.

A seguir, a peça a ser protegida deve ser aquecida a temperaturas entre 700 e 900º C. O calor converte a camada crua em uma camada de alumínio de reação/difusão, que permeia o aço e protege sua superfície. Com isto, a camada de proteção passa a ser uma parte integrante da peça, o que a torna muito mais resistente do que camadas externas.

A foto mostra, da esquerda para a direita, a camada externa de óxido de alumínio (que passa a ser a superfície externa da peça), uma camada de FeAl, uma camada interna de Fe3AL e, finalmente, o aço original.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corrosão
  • Aços
  • Metais e Ligas
  • Veículos

Mais tópicos