Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Novo Centro Tecnológico para a Indústria Automobilística

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/10/2002


O ministro Ronaldo Sardenberg, da Ciência e Tecnologia, participou de reunião em São Paulo, durante o Salão do Automóvel, com os presidentes das montadoras brasileiras de veículos, para tratar da organização do Centro de Inovação Rápida de Materiais e Produtos Para a Cadeia Produtiva da Indústria Automobilística.

O Centro de Inovação Rápida terá o objetivo de apoiar, dentro da dinâmica acelerada do mercado, o desenvolvimento de materiais que melhorem o desempenho dos veículos, a sua segurança, a redução de emissão de poluentes e seus custos de produção.

O projeto deverá contribuir para o crescimento e geração de renda, mais empregos e bons resultados comerciais, além de melhorar a capacitação científica e tecnológica nacional.

O projeto do Centro prevê que a indústria automobilística contribua financeiramente para ampliar fisicamente o já existente Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM), da Universidade de São Carlos (SP), e que já conta com o apoio do Fundo Verde Amarelo, criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo foco é a cooperação empresa - universidade na promoção da inovação.

O Centro de Inovação Rápida estará voltado para as áreas de simulação (prototipagem rápida, fundição, análise de produtos), ambiental (corrosão, degradação, envelhecimento), propriedades mecânicas (fadiga, tração, tenacidade, desempenho), processamento (fundição, injeção, extrusão, conformação, soldagem), caracterização (física, química, microestrutural) e análises especiais (tensões residuais, defeitos internos, fratografia). O Centro de Inovação Rápida também poderá se responsabilizar pela articulação com outros centros técnicos prestadores de serviços para fornecer uma solução completa para os seus clientes da indústria automobilística.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos