Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

MIT disponibiliza material de estudo gratuitamente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2003


Material de cursos

O Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das mais renomadas Universidades dos Estados Unidos e do mundo, acaba de colocar seu projeto OpenCourseWare (OCW) no ar.

Em testes desde Setembro de 2002, o projeto consiste na disponibilização na Web de todos os materiais utilizados nas diversas disciplinas e cursos da Universidade.

O site é aberto, não requer nenhum tipo de registro ou cadastramento e já possui um grande volume de informações e materiais de estudo. A totalidade do material de apoio aos cursos do MIT deverá estar no ar até 2007.

Mas não se trata de uma ferramenta de ensino à distância. Qualquer pessoa pode entrar no site, escolher a disciplina de sua preferência e baixar todo o material, inclusive provas e testes de avaliação. Mas não há ninguém lá para responder perguntas ou para corrigir os testes.

Disseminação do conhecimento

A idéia básica é a disseminação do conhecimento.

A ferramenta é muito valiosa para estudantes que necessitam de bibliografia para seus estudos e trabalhos. Mas é valiosíssima para professores de todo o mundo, que poderão utilizar materiais de estudo de uma das mais renomadas Universidades do mundo.

Todo o material está isento de "copyright" e pode ser utilizado livremente em atividades não comerciais.

O idioma é uma barreira, sem dúvida alguma. O material está todo em inglês e não há projeto para que ele seja disponibilizado em outras línguas. É mais um "incentivo" ao cada vez mais necessário domínio do inglês.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Computadores

Mais tópicos